Conheça a Região / Notícias Imobiliárias

Conheça o bairro Tatuquara, em Curitiba




Imagem

Tatuquara é um bairro da cidade de Curitiba, no estado brasileiro do Paraná.

Antigamente, o bairro Tatuquara, em Curitiba, era utilizado como ponto de passagem de boiadas, servindo de atalho para a ligação do Umbará ao Campo Comprido. Nas proximidades desses caminhos inicialmente se estabeleceram os caboclos.
Com a vinda dos imigrantes, a partir da segunda metade do século 19, começaram as atividades voltadas para o abastecimento do centro urbano de Curitiba.A antiga paisagem do bairro se caracterizava pela presença de cotias, nhambus, gralhas azuis e tatus. Aliás, o nome Tatuquara vem do tupi-guarani e significa “toca de tatu”.Atualmente, o Tatuquara faz limite com a cidade de Araucária e as rodovias do Xisto e Régis Bittencourt, que facilitam o deslocamento dos moradores.O bairro abriga o maior refúgio urbano de vida silvestre do país, a Reserva do Bugio, que possui mais de oito milhões de metros quadrados e 1800 hectares de área preservada, ajudando a proteger 112 espécies de aves e 20 de mamíferos.




Imagem

Confira no mapa a localização do bairro Tatuquara:

Hoje, conta com uma infraestrutura completa, com postos de saúde, rua da cidadânia, armazéns da família, sacolão da família, liceu de ofícios, farol do saber, creches e várias escolas municipais e estaduais, se destacando os colégios estaduais Desembargador Guilherme de Alburquerque Maranhão e Beatriz Faria Ansay, Monteiro Lobato e as escolas municipais Darci Ribeiro, Dona Pompília, Osvaldo Arns e Margarida Orso Dalagassa.

O Tatuquara conta com uma população de mais de 54 315 de habitantes estimados para o ano de 2011. O bairro também faz limite com o município de Araucária.




Imagem

O bairro abriga a maior reserva natural de Curitiba e a maior em ambiente urbano do Brasil na categoria “Refúgio de Vida Silvestre”, que é a Reserva Parque do Bugio.




Publicado em 11/07/2018


Voltar
Entrar em contato via WhatsApp!